Geladeira não está gelando? Veja aqui o que verificar e como corrigi-lo

A vida útil média de um refrigerador é de mais ou menos 17 anos. Um dia você já percebeu que sua geladeira não estava esfriando? É uma situação chata e bem complicada, pois essa condição no aparelho corre o risco de estragar a comida dentro e, eventualmente, criar uma bagunça em sua casa.

No entanto, é normal que os eletrodomésticos apresentem problemas. Sem pânico – pode ser que você consiga consertar!

Este guia permite que você recupere sua geladeira nas condições normais. Ele aponta as partes críticas a serem verificadas e como corrigi-las. Pode haver várias coisas que não estão funcionando da maneira certa.

Quer saber o que fazer a seguir? Aqui estão as etapas a serem seguidas quando você encontrar uma geladeira com defeito.

1. Verifique o plugue de alimentação

Provavelmente, o plugue de alimentação não está funcionando bem o suficiente. A alimentação de eletricidade é fundamental para qualquer eletrodoméstico. Examinar com atenção o sistema de energia deve ser uma prioridade.

Antes de pensar em chamar um técnico, verifique se o sistema de energia está funcionando corretamente. Sem fonte de alimentação, o compressor da sua geladeira pode não funcionar. O efeito disso? Pode não conservar corretamente seus alimentos.

Um fio soltou, algum mau contato ou um soquete defeituoso pode ser o motivo pelo qual tudo está anormal. Conserte o plugue ou o cabo de alimentação para evitar que a geladeira estrague seus alimentos.

2. Ajuste o termostato

Ter um termostato com defeito ou fora de posição pode ser o motivo pelo qual sua geladeira não está funcionando. É possível interferir no termostato ao limpar ou manusear ingredientes. Consertar o termostato deve ser simples se não estiver danificado.

Seu termostato pode ter sido bombeado por uma temperatura acima da média. Muitos modelos de refrigeradores possuem botões usados ​​para aumentar ou diminuir a temperatura. Se o botão for sacudido, pode aumentar a temperatura do seu refrigerador, reduzindo o efeito de resfriamento.

Tudo o que você precisa fazer é voltar as configurações do termostato(ver manual) ao normal e ele retomará o desempenho ideal.

3. Limpando as aberturas internas

A razão pela qual sua geladeira tem tempo de inatividade talvez seja devido à falta de circulação de ar adequada. O movimento do ar é vital no processo de resfriamento do refrigerador. O ar deve fluir livremente para os compartimentos e voltar para o compressor – qualquer coisa menos que isso é problemático..

Encontre aberturas nas seções do freezer e da geladeira e remova qualquer coisa que possa estar bloqueando, desde sujeira, água e tinta que tenha caido. Não deve haver alimentos bloqueando o caminho das aberturas. Sempre tente deixar as aberturas limpas para obter o máximo de resfriamento e desempenho ideal.

Limpe as aberturas da geladeira do freezer para deixar entrar ar mais frio na seção da geladeira. Se o seu modelo de geladeira tiver essas aberturas, você pode limpá-las para permitir o fluxo de ar mais frio.

4. Verifique o mecanismo por baixo

Esqueça a parte de isolamento e armazenamento. A parte essencial de um frigorífico é o sistema por baixo. Esta é a parte que abriga todos os componentes vitais, como ventilador, bobina e compressor.

Estes são o coração e a espinha dorsal da sua geladeira e, sem eles, todo o resto não tem sentido. Se o seu refrigerador não estiver resfriando conforme necessário, uma dessas peças pode estar suja ou fora de posição.

Limpe os mecanismos embaixo do aparelho e você pode restaurar o funcionamento. Os componentes essenciais inferiores são afetados por sujeira ou poeira, o que dificulta o desempenho máximo.

Ao limpar, desligue a geladeira, limpe todos os detalhes e ligue-a. Você provavelmente notará uma mudança. Certifique-se sempre de que não está conectado à fonte de alimentação para evitar choque elétrico.

Use um aspirador de pó de escova macia para tirar a sujeira das bobinas. Não use produtos químicos ou materiais duros que possam danificar as bobinas.

5. Inspecione as juntas da porta

Notou que a geladeira não está esfriando? Pode ser devido ao vazamento de ar frio. As juntas da porta ajudam a conter o ar fresco dentro da geladeira e a evitar vazamentos.

No entanto, pode acontecer que as juntas não estejam na posição correta. Isso acaba deixando o ar escapar e consequentemente não resfria adequadamente os alimentos. Inspecione se as gaxetas estão corretamente no lugar e se estão ou não sujas.

A junta de borracha pode ficar deformada, mofada ou suja de tal forma que não pode reter o gás dentro dos limites. Tente limpar a junta com uma solução de alvejante. Se você notar algum dano visível, considere substituí-los.

6. Crie mais espaço

Você sobrecarregou sua geladeira com muitos alimentos? Não é bom encher demais a geladeira com alimentos, pois a circulação de ar pode ser limitada.

Para um desempenho ideal, cerca de 2/3 de seu espaço deve estar livre. Abarrotar demais a geladeira diminui seu desempenho, tornando-a inadequada para armazenar alimentos. Se identificar esta situação, considere liberar espaço.

7. Verifique o interruptor da porta

Sua geladeira não está resfriando como deveria? O problema pode estar no interruptor da porta. Alguns refrigeradores param de resfriar quando a porta está aberta ou quando o interruptor está com defeito.

Quando a porta está aberta, a maioria dos refrigeradores interrompe o resfriamento ativo. É após o interruptor da porta ser empurrado novamente para baixo que ele volta ao modo de resfriamento. Esta é uma função automática, e um problema no interruptor da porta pode prejudicar o resfriamento.

Se você pressionar o interruptor na porta e perceber que a luz se apaga, então está funcionando adequadamente. Qualquer coisa além disso significa que você precisa consertar o interruptor da porta.

Sua geladeira ainda não está esfriando? É hora de chamar um técnico!

Se você tentou todas as correções acima e ainda não estiver resfriando, entre em contato com um técnico. Os fatores acima mencionados devem ser descartados como culpados, o que significa que é necessário um conserto mais aprofundado.

Se você precisar consertar eletrodomésticos, contrate profissionais capacitados e experientes. Se você não tem o conhecimento técnico necessário, “fazer você mesmo” pode danificar e agravar mais ainda o que poderia ter economizado.

Procure um técnico quando a geladeira não estiver resfriando, e será atendido. Não se estresse demais com algo que pode ser consertado em pouco tempo. Escolha técnicos versáteis que também possam lidar com outros eletrodomésticos.

Você precisa de ajuda? Não deixe de agendar um horário conosco hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *